Marcar Consulta

21 387 37 82 / 96 343 29 59

Consulta de Tratamento da Obesidade

A obesidade é um problema de saúde pública e uma doença crónica. É definida como uma patologia em que o excesso de gordura corporal acumulada pode afetar a saúde.

Com origem em diversos fatores, a obesidade requer esforços continuados para ser controlada. Constitui uma ameaça grave para a saúde e um importante fator de risco para o desenvolvimento e agravamento de outras doenças como: Diabetes, Síndrome Metabólico e Dislipidemia. 

A Obesidade encontra-se ainda relacionada com alterações do sono, complicações cardio-vasculares, restrições osteo-articulares e problemas de auto-estima e imagem corporal.

O aumento do Índice de Massa Corporal relaciona-se, de forma bem estabelecida e estudada, com perda de qualidade de vida e diminuição global da sobrevida. Por esta razão, o combate à Obesidade tem sido uma das prioridades das Autoridades Nacionais e Internacionais de Saúde.

De facto, as normas estabelecidas no tratamento da Obesidade têm vindo a potenciar a sua importância pelo perfil de segurança que foi adquirindo e pelos excelentes resultados no controlo do peso, resolução da diabetes tipo 2, esteatose hepática, hipertensão arterial e apneia do sono.

Com isto, foi criado um GRUPO MULTIDISCIPLINAR DE TRATAMENTO DA OBESIDADE,  constituído por profissionais com experiência, no tratamento médico e cirúrgico, de centenas de doentes para o acompanhar no tratamento da Obesidade. 

 

Constituição do Grupo Multidisciplinar de Tratamento de Obesidade:

Endocrinologia: Dra. Sílvia Saraiva

Cardiologia: Dr. Pedro Brás

Nutrição: Dra. Alva Seixas Martins e Dra. Luísa de Castro

Psiquiatria: Dra. Joana Crawford

Psicologia Clínica: Dra. Tatiana Carvalhal

 

A Consulta de Tratamento de Obesidade destina-se a todos os utentes com excesso ponderal com interferência na sua qualidade de vida e, de acordo com o seu Índice de Massa Corporal, Patologias associadas e características dietético-comportamentais, identificadas na avaliação inicial, será traçado um plano de tratamento de acordo.